São Mateus volta a ter linhas de ônibus após greve
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário e Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) informou que os ônibus da garagem 2 da Viação Himalaia, em Sapopemba, na Zona Leste, estão voltando a circular na manhã desta quinta-feira (3). As linhas da empresa ligam as regiões de São Mateus e Cidade Tiradentes ao Centro da capital paulista.
O fim da greve foi decidido em assembleia nesta manhã após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ameaçar multar o sindicato. Nesta quarta-feira (2), o TRT expediu um dissídio de greve determinando que os trabalhadores operassem 90% da frota no horário de pico e 60% nos demais horários. Caso desrespeitassem a decisão, o Sindmotoristas poderia receber multa de R$ 100 mil por dia.
Até as 9h50, a Viação Himalaia não foi encontrada para comentar o fim da greve. No horário, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SP Urbanuss) informou que ainda não havia sido comunicado do fim da paralisação de motoristas e cobradores e que uma audiência de conciliação entre a empresa e os trabalhadores está marcada para as 13h30 desta quinta-feira, no TRT.
Demissão voluntária
De acordo com o coordenador do Departamento de Comunicação do Sindmotoristas, Nailton Francisco de Souza, até por volta das 9h mais de cem funcionários já tinham aderido a um plano de demissão voluntária, que foi negociado após a categoria ter rejeitado acordo anunciado pelo sindicato na terça-feira (1º).
“O sindicato ficou surpreso com o número de adesões e a expectativa é que mais funcionários façam isso ao longo do dia”, afirmou Souza por telefone ao G1.
Como muitos desses funcionários fazem parte do primeiro turno, a circulação não está totalmente normalizada e a empresa tenta remanejar funcionários a fim de garantir o transporte de passageiros, ainda segundo o Sindmotoristas. Os trólebus, que deixaram de circular na quarta-feira (2), operam normalmente nesta quinta.
A São Paulo Transporte (SPTrans) confirmou que os ônibus da Viação Himalaia estão voltando a circular nesta manhã, mas manteve a Operação Paese até que tudo seja normalizado. Cem ônibus estão cobrindo 11 linhas, segundo a SPTrans. A paralisação desta quinta-feira atingiu 26 linhas que ligam principalmente as regiões de São Mateus e Cidade Tiradentes ao Centro.
O movimento começou na tarde de segunda-feira (31) quando foi comunicado aos funcionários que a garagem 2 passaria a ser administrada por uma outra empresa. Temendo que os direitos trabalhistas não fossem garantidos, eles cruzaram os braços.
Fonte: G1