Ação noturna contra depósito de entulho em São Mateus
quarta-feira, 3 de agosto de 2011A Subprefeitura de São Mateus, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou na noite de sexta-feira (29/7) uma ação contra depósito irregular de entulho na região do Riacho dos Machados.
O planejamento da ação foi possível a partir de denúncias de moradores. O objetivo foi flagrar caminhões fazendo o descarte e cumprir o que prevê a Lei 15244, crime ambiental e multa de R$ 12 mil.
O saldo final da operação foi uma caminhonete apreendida. O responsável por ela estava fazendo do descarte de gesso no local, um material contaminante ao meio ambiente cuja prática é terminantemente proibida pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), através da Resolução nº 307, de 5 de julho de 2002.
A disposição inadequada desses resíduos provoca danos ambientais significativos, razão pela qual a Resolução impede seu lançamento em aterros de resíduos domiciliares, em áreas de bota-fora, em encostas, corpos d’água e lotes vagos, devendo ser armazenados, transportados e destinados de acordo com normas técnicas específicas.
De difícil reciclagem e destinação, quando descartado, ele não pode ser misturado com outros resíduos para que não contamine os mesmos. Em contato com umidade o gesso pode produzir gás sulfídrico, com odor característico de ovo podre, tóxico e inflamável. Os efeitos da intoxicação por esse gás são graves, similares aos do monóxido de carbono, porém mais intensos.
O gás paralisa o sistema nervoso que controla a respiração, provocando asfixia. Além de inflamável, em concentrações acima de 8 ppm (parte por milhão), o gás sulfídrico, provoca irritação nos olhos, sendo letal em concentrações da ordem de 500 ppm. (foto ao lado material dispensado pelo infrator)
A reciclagem pode significar preservação dos recursos naturais do país, reduzir os custos no transporte, diminuir o desgaste das estradas e reduzir o volume dos aterros urbanos.
O subprefeito informa que as ações de fiscalização continuarão “realizaremos novas operações como essa e contamos com o apoio da comunidade através de informações que nos auxiliem para efetuarmos o flagrante”.
Fonte: Prefeitura de São Paulo