Trólebus entre São Mateus e Jabaquara deixa de circular por causa de rompimento de cabo no ABC
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013O cabo da rede de trólebus que circula pelo Corredor Metropolitano ABD, que liga São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na Zona Sul, se rompeu na manhã desta sexta-feira (15). Devido ao incidente, os veículos foram substituídos por ônibus a diesel e a circulação ocorre com frota reduzida, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A previsão é que o serviço no bairro de São Mateus seja normalizado nesta tarde.
De acordo com a EMTU, o incidente ocorreu por volta das 4h40. Um trólebus que operava a linha 286 Santo André – São Bernardo do Campo se deslocou do trilho que o conectava à rede elétrica e rompeu acidentalmente o cabo, o que ocasionou um curto-circuito. Foi necessário o desligamento da rede no trecho entre as paradas Lauro Gomes, Estela e Cecom. O incidente ocorreu na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Bernardo do Campo, no Grande ABCD.
Com o rebaixamento da rede elétrica, um outro incidente foi registrado quando um caminhão passava pela Praça Samuel Sabatini, no cruzamento com a Rua dos Vianas, pouco depois das 6h. Um novo pedaço do cabo se rompeu.
Segundo a EMTU, o rompimento no cabo levou a paralisação da operação de veículos elétricos das linhas 286, 287P e 288P. Houve atrasos na operação das linhas 285, 287 e 288. Para o conserto, foi necessária a interdição parcial da Praça Samuel Sabatini, o que causa lentidão nas avenida Brigadeiro Faria Lima, Pereira Barreto, Lucas, Nogueira Garcez e Rua Vergueiro.
A operação do Corredor Metropolitano ABD, no trecho entre a cidade de São Bernardo do Campo e São Paulo está comprometida também por conta de danos na ponte da Avenida Antonio Cardoso, em Santo André. Sofre atraso a circulação das linhas 284, 284M, 285 e 487, devido ao desvio de itinerário.
O Corredor Metropolitano ABD é um corredor exclusivo para ônibus e trólebus EMTU/SP. A via tem 33 km e passa por quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Atualmente, segundo a EMTU, cerca de 80 trólebus estão em operação em linhas desse corredor.
Fonte: G1